18 de junho de 2007

oRA bEM...

Não é com muito prazer que faço este post, visto que vou ser obrigado a falar de uma das modalidades que mais gozo me dá fazer, pela pior das razões!!

Nos últimos dias muito se ouviu falar de Canyonning nos meios de comunicação, tudo isto porque devido a situações que, como já disse, não são as melhores uma pessoa morreu durante a descida do rio Teixeira! Logo vieram a público alguns "experts" na matéria falando dos riscos inerentes a este tipo de actividades ( às quais os meios de comunicação teimam em chamar "Radicais", na realidade deveriam chamar-se actividades de Turismo Aventura ou de Turismo de Natureza)! Pois é verdade...existem riscos mas esses existem nas tarefas mais básicas que todos nós praticamos no dia-a-dia mesmo as mais simples como um simples duche...



Não quero deixar aqui a idéia que é tudo um mar de rosas nestas actividades, porque não é de todo essa a realidade, mas a mensagem que quero passar é a de que em todas estas actividades o risco é controlado em cerca de 99% (sim parece muito, mas é verdade) o problema é exactamente esse 1% sobre o qual não temos qualquer controlo. O maior problema que encontramos são sem dúvida as condições climatéricas e mesmo para estas existem, hoje em dia dados bastante fiáveis que nos ajudam imenso e ainda aquelas pequenas coisas que se aprendem com os velhotes, aqueles que já cá andam há muito e nos sabem dizer coisas como: "Aqui xempre co bento xopra daquela banda temos xubinha pá amanhã!", por exemplo.
Não quero aqui, sequer comentar ou criticar a actuação das pessoas que estavam no terreno, com toda a certeza fizeram tudo o que podiam e da melhor forma que podiam, tudo se passou devido a uma simples opção na hora da saída, se soubessem o que se iria passar com toda a certeza não tinham entrado no rio! Depois de entrar a única coisa que podem fazer é avaliar as condições climatéricas e perceberem o que se passa com o caudal do rio, existem algumas escapatórias mas a maior parte deste rio tem margens bastante escarpadas e sobre este posso falar muito bem!

Eu pratico canyoning há 6 anos, o rio Teixeira foi onde fiz o meu baptismo e, talvez o rio que mais vezes desci em todos estes anos, foi também neste rio que iniciei bastantes amigos meus e todos eles vos podem falar das maravilhas que tiveram a possibilidade de observar e o gozo que é passar um dia dentro de água, desta forma.

Não quero tapar o sol com a peneira e dizer que o que se passou não interessa, claro que interessa, estamos a falar de uma vida que se perdeu!! Só quero dizer que, infelizmente, isto são coisas que acontecem, tal como todos os dias se perdem vidas nas estradas e no entanto todos nós continuamos a conduzir! Só espero é que este caso venha a trazer ainda mais consciência a todos aqueles que continuam a ir para dentro dos rios e que aquele tal 1% possa ser mais bem avalidado.

Eu por mim continuarei a praticar esta actividade que tanto prazer me dá e espero, ainda antes de ir para terras de nuestro hermanos, ir ter com o meu amigo Zé João para mais uns dias bem passados dentro dum rio.
Tenho dito!

2 comentários:

Unknown disse...

Gostava muito de praticar.. eu adoro montanhas, rios, água... mas nunca fiz nada do género!


Abraço,

TIago "scratch"

Anónimo disse...

Nunca experimentei... Mas quero ver se tenho o prazer de um dia disfrutar de tanta beleza e pelo que vejo tb do divertimento que deve proporcionar...Beijokas Grandes...