18 de dezembro de 2009

rEGULAÇAO dE eMPREGO nO pRESÉPIO...



Tendo em conta a época natalícia decidimos montar em presépio em casa mas, como tudo o que se ouve hoje em dia tem a ver com crise e despidos etc. e tal, decidimos fazer uma regulaçao de emprego também ao nosso presépio ou "belén" como se diz por aqui. Estas sao as decisoes tomadas pela amnistraçao, ou seja por nós:

Pastores-Nao é segredo para ninguém que em todos os presépios há mais pastores que ovelhas. Parece absurdo mas, sempre foi assim, como está claro vemo-nos na obrigaçao de ficarmos somente com um, vamos instalar pastores eléctricos (cercas electrificadas) com a finalidade de controlar as ovelhas e, uma vez instaladas, estamos planeando substituir o pastor por um cao com experiência, ou inclusivamente meter uma cunha para a nossa cadela.
Figurantes-É surpreendente a quantidade de artesaos que se podem encontrar num presépio: o ferreiro, o padeiro, o gajo da lenha, o carpinteiro (numa clara concorrência desleal a Sao Jose, que está de baixa paternal), o sapateiro,... e em contraponto é, também surpreendente os poucos clientes que existem. A decisao que tomámos, foi a de despedir a todos os artesaos, é duro mas nao nos queda outro remédio. No lugar dos artesaos decidimos contratar um chino, que num pequeno comércio fabricará e venderá todos os objectos que vendiam os artesaos (Se o chino decide sub contratar a 15 menores para conseguir sacar o trabalho, achamos que é um tema em que nao nos devemos meter)

Pousada. Tendo em conta o numero de clientes, o chino também vai tomar conta da pousada, ainda por cima ultimamente têm chegado várias queixas de atençao ao cliente por parte de José e Maria. Uma das possibilidades é que a pousada funcione com o sistema de cama quente, muito utilizado pela populacao emigrante...

Lavadoras. Que mania de lavar a roupa nos presépios, com o fria que deve estar a água! Suprimimos o trabalho de lavadora que, ainda por cima sempre estava ocupado por mulheres. Cada um lavará a sua própria roupa nos tempos livres, desta forma potenciamos a igualdade entre sexos em questao de tarefeas domésticas.
Anjo anunciador-Depois de suprimidos todos os pastores nao tem sentido a figura de um anjo anunciador, vamos substitui-lo por um anúncio luminoso, donde para além de tudo podemos anunciar as ofertas do chinês.
Castelo de Herodes-A Herodes vamos manter-le o posto. Nao que faça muito mas, manda, e nao é questao de estar a despedir directivos, que saem muito caros. Soldados vamos ficar com dois por questoes de segurança ( que a zona nao esta para brincadeiras) mas vamos sub-contratar. Vamos contratar através de Prosegur Castelos, para que prestem servico como seguranças. Poupamos em custos fixos e ganhamos em flexibilidade.
Caminhantes vários-É surpreendente a quantitade de gente que abunda num presépio sem fazer nada, absolutamente nada. Todos despedidos. Isto já devia ter sido feito há muito tempo.

Caminhantes com presentes-Observámos outro grupo de caminhantes, um pouco menos preguiçosos, mas nao muito mais produtivos, que se dirigem ate ao local de nascimento com a mais variada quantidade de objectos. Um com a galinha, outro com a ovelha, outro com uma cesta, ...
Como todos tem o mesmo destino, organizaremos um servico de logistica para rentabilizar o processo. Todos os caminhantes serao despedidos, um de eles ficará connosco através de uma empresa de trabalho temporal e, com a ajuda de um animal de carga recolherá as ofertas cada três dias e vai levá-las até ao local do nascimento.
Reis Magos-Está claro que que um rei é mais que suficiente, para levar o ouro, o incenso e a mirra. Elimanos os reis, os camelos e os págens. Possivelmente vamos ficar com o Baltazar, para nao sermos acusados de racismo, se calhar até trabalha sem que lhe demos alta na segurança social.
Burro e a Vaca- A única funçao destes animais é dar calor. Esta funçao será desempenhada por uma fogueira, que gasta menos combustível. Realizamos um "assessment center"com os dois animais e, o que fique melhor classificado trabalhará como animal de carga no serviço de logística antes citado.
Sao José e a Virgem Maria- Está mais que demonstrado que o trabalho que fazem estes dois pode ser desempenhado por uma só pessoa e, desta forma evitamos duas baixas de maternidade. Por questoes de paridade ficamos com a Virgem e, lamentavelmente, temos que despedir a Sao José (com o que havia comido este homem nesta empresa).
O menino Jesús- Apesar da sua juventude tem muito potencial e, parece que o seu pai é um dos peixes gordos, vamos mante-lo com um salário (de merda) de estagiário , até que demonstre a sua potencialidade.

No final o presépio fica da seguinte forma: um pastor com ovelhas numa cerca, um chinês com um comércio/pousada de 24 horas, Herodes e dois seguranças subcontratados, um caminhante contratado através de uma epresa de trabalho temporal, com o burro (ou a vaca) fazendo a distribuiçao, Baltazar (ilegal), a Virgem e Jesús.

Vai ser mais sonso do que é costume mas, afinal poupamos uma pasta tremenda...!!!!

Feliz Natal a Todos!!!!

1 comentário: